Image for post
Image for post

Neste artigo, contaremos como foi a trajetória que o Colégio CB COC percorreu que tornou possível, mesmo durante a pandemia, que a escola evoluísse radicalmente suas intervenções pedagógicas e a relação escola-família com a Eduqo.

A equipe do Colégio CB experimentou, na prática, o desafio de pôr em prática o Ensino Híbrido com outras ferramentas antes de conhecer as soluções da Eduqo. Mesmo com uma equipe qualificada e aplicada, descobriu que todas as peças da engrenagem educacional precisam estar bem conectadas para que as rotinas funcionem. E com a ajuda da Eduqo, as engrenagens funcionaram.

O Colégio CB COC, localizado…


Image for post
Image for post

A digitalização emergencial da educação em 2020 ensinou que dar aulas online é muito diferente de estar em sala com os alunos. Esse formato exige novas habilidades dos professores, e o primeiro desafio é como estruturar uma aula a distância eficiente.

A internet permite utilizar linguagens digitais e abre caminho para novas abordagens de ensino. Mas como aproveitar todas essas possibilidades e manter os estudantes engajados, em meio às distrações do ambiente virtual?

Neste post, vamos entender como estruturar uma aula para o ensino a distância e adaptar o aprendizado para aproveitar o melhor que a tecnologia tem a nos…


Image for post
Image for post

Efeitos da pandemia na educação brasileira

As escolas Brasileiras pararam por mais tempo do que a média dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico). Isso é o que revela o Education at a Glance, uma publicação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que reúne estatísticas educacionais do Brasil e mais de 40 países, ou Panorama da Educação numa tradução livre para o português Até o fim do mês de Junho, a média da OCDE era de 14 semanas. …


Image for post
Image for post

O fechamento de escolas devido às medidas de isolamento social atingiu 91% dos estudantes em todo o mundo. No Brasil, foram 52,8 milhões de alunos afetados, da educação infantil ao ensino superior. Isso é o que revela o relatório divulgado pela Unesco.

Fechar temporariamente as escolas, além de proteger crianças e jovens, reduz as chances de que eles se tornem vetores do vírus para sua família e comunidade. Diante desse cenário, grande parte do processo de aprendizagem precisou ser ajustado e foi necessária uma grande dedicação para tornar o ensino remoto o melhor possível para os alunos.

Sendo o Brasil…


Image for post
Image for post

No início, meio ou encerramento de ano escolar o desafio de saber o que de fato foi absorvido pelos alunos só cresce, e o motivo é simples: quanto mais conteúdo passado ao longo do tempo, mais difícil fica a percepção, no longo prazo, do que foi aprendido e o que precisa ser reforçado.

O contexto acima ainda é a realidade de muitas escolas, onde, por muitas vezes, as demandas pedagógicas e rotinas que precisam acontecer hoje acabam consumindo muito tempo do corpo docente e faz com o que mesmo viva um ciclo que apressa e limita o planejamento, análise e…


Entenda porque a personalização da aprendizagem é uma das tendências mais discutidas no segmento de educação, veja dicas, conceitos e exemplos práticos desse modelo.

Image for post
Image for post

À medida que as discussões pedagógicas evoluem, a ideia de que o ensino tradicional é capaz de abraçar e desenvolver uma aprendizagem que respeite as individualidades e características das novas gerações se torna cada vez mais controversa. Estamos, como sociedade, sendo expostos a cenários que exigem adaptação rápida e assertiva, como é o caso do ensino remoto emergencial durante a pandemia.

De acordo com a UNESCO, 70% dos estudantes do mundo estão sem frequentar a escola…


Migrar as rotinas pedagógicas para ambientes digitais de maneira urgente foi a realidade desafiadora de muitas escolas nos últimos dois meses. Entretanto, a dificuldade de aproximar os pais e responsáveis do aprendizado das crianças sempre foi uma questão importante dentro e fora da escola, mesmo antes da crise de saúde que estamos vivendo se iniciar.

Alguns instrumentos antigos, como boletins, agendas e memorandos, que têm a intenção de fazer a família entender a aprendizagem de seus filhos não parecem mais ser suficientes — as famílias precisam de mais visibilidade para perceber genuinamente tudo que a escola faz por elas e…


Turma nova, revisão de conteúdo e respostas de especialistas para as dúvidas mais comuns desse período. Tudo para você ficar sabendo antes de retomar as aulas com a garotada no segundo semestre.

Image for post
Image for post

O fim das férias anuncia: é hora de se preparar para a volta às aulas. Encontros pedagógicos, informações das turmas e, consequentemente, continuidade do planejamento do próximo semestre.

Todo esse processo não tem nada de novo e pode até parecer simples, mas não é. Sugestão: reúna os conteúdos que irá trabalhar nas aulas, desafios da faixa etária e as exigências de aprendizagem da turma. …


Resultados, desafios e vitórias de dois projetos de Captação de alunos.

Você sabe como as soluções da Eduqo vêm ajudando os colégios?

Nossa série de Casos de Sucesso traz histórias práticas de escolas ao redor do Brasil que têm alcançado resultados práticos ao trabalhar com as soluções da Eduqo em suas Rotinas.

Hoje, contaremos a história de duas escolas que passaram a captar e fidelizar alunos de uma maneira mais eficiente já em 2019.

A primeira delas é o Centro Educacional Charles Darwin, que possui 9 unidades no Espírito Santo e atende mais de 6000 alunos, sendo cerca de 800 destes em sua unidade de Vila Velha, objeto de relato do nosso caso de hoje.

Image for post
Image for post

Com 30 anos de história, os fundadores da escola sempre tiveram consciência de que, no campo da educação…


Metodologia, proposta pedagógica e foco em vestibular são alguns requisitos importantes na avaliação dos pais na hora de escolher a escola.

Image for post
Image for post

As famílias estão cada vez mais críticas quanto a escolha da instituição de ensino que irão matricular suas crianças e adolescentes, isso porque essa decisão é muito mais do que um mero investimento financeiro. A missão consiste em achar uma escola que contribua ativamente na formação humana, de acordo com a rotina dos responsáveis, e responda afirmativamente a pergunta: ‘’A escola transmite os valores e ensinamentos que eu prezo dentro da minha casa?’’

  1. Projeto pedagógico e método de ensino

Luiza Braga

Comunicadora e professora apaixonada, analista de Marketing de formação e curiosa pelo mundo.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store